5 dicas úteis para copywriters

Hoje vamos abordar um tema importante para os profissionais de marketing digital, principalmente para quem desempenha funções de copywriting.

Vou enumerar algumas dicas úteis para quem começou há pouco tempo a trabalhar da área, ou até mesmo quem já tem mais experiência.

A verdade é que neste tipo de profissões o conhecimento nunca é demais. É muito importante mantermo-nos atualizados sobre as novas tendências, visto que o marketing digital, de uma forma geral, está em constante mudança e sujeito às inovações tecnológicas (que são muitas).

Em primeiro lugar, o que é o copywriting? Pode ser definido como um estilo de escrita que é otimizada para influir para determinado objetivo. Permite persuadir e influenciar a escolha dos consumidores, de uma formal geral, para desencadear uma ação.

1. Cativa o público-alvo com a primeira frase

A primeira frase determina se o leitor vai continuar a ler, ou não. É importante utilizar algumas buzzwords e esclarecer a questão que o leitor coloca “Que contributo é que têm para mim?”

2. Mantém o teu copy limpo e conciso

Algo que me ajuda é ler os meus copy’s em voz alta e ter outra pessoa a lê-los, para verificar se compreendem a mensagem que quero transmitir e o Call to Action é eficaz. À medida que vais editando o teu copy é importante cortar informações desnecessárias e consolidar as tuas ideias.

3. Estabelece um objetivo

Primeiro responde à pergunta: qual é a ação que pretendes que o teu leitor execute? A resposta tem que ser clara. Se não for clara para ti, não será para mais ninguém.

4. Conhece o teu público

Quanto mais conhecemos o nosso público, mais relevante o nosso copy será. Quais são os seus interesses? A sua idade? Que produtos costumam comprar? Relativamente a websites, o Google Analytics é uma ótima ferramenta para obter dados sobre o nosso público.

5. Encontra uma proposta de valor única

Basicamente é encontrar algo que a nossa concorrência não ofereça, e utilizar isso para nos destacarmos no mercado. A proposta de valor deve ser forte o suficiente para atrair novos clientes.

 

E tu? Tens algumas sugestões que utilizes nos teus copy’s?

Até ao próximo post!

Por: Lara Lourenço, Social Media Consultant na Message in a Bottle