social media para restaurantes

Gestão de social media para restaurantes: a introdução a uma deliciosa aventura

Num mundo onde devoramos imagens, cercados por ecrãs e cada vez mais filosofias de vida – vegan, sem glúten, paleo, entre outras –, não admira que as #foodpics tenham conquistado o mundo.

Sendo a internet uma das principais fontes de pesquisa, hoje, não resta aos restaurantes outra alternativa do que criar uma forte presença online. Afinal, são cada vez mais as pessoas que procuram uma marca, lêem críticas e vêem os pratos antes de reservar num espaço que desconhecem.

Cerca de 88% das pessoas são influenciadas por comentários e críticas online, onde perto de 200 milhões de fotos são marcadas com #food ou #drinks e muitos se assumem como #foodies ou #foodlovers.

Se está na área da restauração ou pensa entrar, deixe de lado a ideia de que as redes sociais ficam para depois: olhe para o Facebook e para o Instagram como um prolongamento da sua marca e uma montra do seu negócio.

As redes sociais preveem atualmente uma série de ferramentas para a área da restauração se relacionar com os clientes e criar uma comunidade de fãs que não só seguem os seus passos, mas também passam a palavra quando alguém precisa de uma recomendação.

As possibilidades criativas são infinitas e a gestão profissional de social media para restaurantes por uma agência de comunicação pode ser o rastilho para tornar o seu espaço na próxima tendência da cidade.

Comece por garantir que toda a informação está disponível no seu perfil de Facebook: horário de abertura, serviços disponíveis e informações sobre a área que rodeia o restaurante. Quanto mais completa for a informação, mais ferramentas dá a um potencial cliente para decidir e ir ao encontro das expetativas.

No momento de escrever e decidir que fotografia partilhar, é preciso pensar no que mais reflete a essência do seu restaurante e promover uma comunicação autêntica e coerente que dá a conhecer a personalidade do seu espaço.

No social media para restaurantes a imagem tem o destaque. É preciso garantir boas fotografias que deixam a sua comunidade a chorar por mais, criando um estilo próprio com uma paleta de cores à sua escolha e sem abusar da utilização do logotipo.

E não se esqueça da parte mais importante: divirta-se com a sua própria comunidade!

Na Message in a Bottle somos responsáveis pela gestão de social media para restaurantes como o Eleven, Loggia e Cafetaria do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Entre em contacto connosco e saiba o que podemos fazer pelo seu restaurante.

 

by Sara Vitorino, Online Marketing Manager na Message in a Bottle