eventos e redes sociais

Juntamos eventos e redes sociais para criar estratégias de sucesso

Cada vez mais consultamos a agenda da cidade, descobrimos novas atividades e selecionamos os eventos que nos interessam através do mundo online. A relação entre eventos e redes sociais tomou de tal forma proporção que, hoje, há quem faça a promoção exclusivamente online.

Afinal, graças à promoção no Facebook e Instagram é possível atingir resultados incríveis sem recorrer aos tradicionais mupi, cartazes ou folhetos que não só têm um elevado custo, como têm uma distribuição física exigente.

Uma das belezas da promoção online é que torna possível alcançar um elevado número de pessoas sem se levantar da sua cadeira para criar a estratégia de promoção. E no caso de eventos de pequena dimensão com budget pouco permissivo esta é uma opção que veio mudar a realidade do marketing pré-evento.

Na Message in a Bottle trabalhamos as redes sociais estrategicamente e, na hora de juntar eventos e redes sociais começamos pela parte mais importante: o planeamento.

Há 3 etapas fundamentais de comunicação: pré-evento, durante o evento e pós-evento. Cada fase tem as suas particularidades e, sobretudo, diferentes objetivos, mas se há momento que exija atenção, investimento e estratégia é a fase de pré-marketing.

Não deixe a comunicação para as últimas semanas

Bem sabemos que a produção de um evento exige infraestruturas que, por vezes, só nas semanas que o precedem começam a estar delineadas e há sempre imprevistos. Ainda assim, começar a publicar com pelo menos 2 meses de antecedência é essencial para entrar em diálogo com a sua comunidade e ir progressivamente chamando a atenção para o que está para vir.

Comece por falar da marca por detrás do evento e relembrar momentos passados se for caso disso. É importante que a sua comunidade conheça os seus propósitos e veja uma clara mais-valia em participar.

A sua comunidade representa o público do seu evento?

Na fase pré-evento as redes sociais podem ser uma grande ajuda para chegar a mais pessoas. Por isso, dê uma vista de olhos às estatísticas demográficas da página e verifique se está a chegar ao seu público-alvo ou se precisa de impactar outros segmentos.

Para a divulgação de um evento chegar a novas pessoas nunca é demais. Uma simples promoção de página segmentada nas semanas que antecedem o evento é valiosa para angariar mais seguidores que podem tornar-se participantes.

São inúmeras as estratégias que podem criar-se. Já imaginou uma promoção do seu evento ajustada à idade e localização de quem vê? Talvez nos media tradicionais não conseguisse, mas no Facebook e Instagram é possível. Pode ainda apostar no YouTube, ainda que seja sempre mais complexa a execução de um vídeo promocional.

Algumas estratégias interessantes quanto faltam poucas semanas para o evento é tentar impactar quem já interagiu com a página e com o evento de Facebook, direcionando-o para informações práticas sobre o evento e compra de bilhetes.

Os erros mais frequentes

Uma vez iniciado o evento, deixamos de lado a estratégia de angariação de participantes, mas podemos impactar pela positiva enaltecendo a experiência e oferecendo conteúdos práticos para que os convidados não percam nem um milímetro. Muitas marcas apostam no pré-marketing, mas esquecem-se de ajustar a comunicação para as outras fases em termos de target e objetivo.

Outro erro frequente é a promoção avulsa, sem segmentação do target, o que faz com que a marca esteja a tentar falar com todas as pessoas com a mesma linguagem, ou seja, tenta impactar um jovem de 20 anos e um adulto de 55, que são naturalmente diferentes.

Atenção às imagens e ao conteúdo. Nem todas as imagens são conteúdo promocional e por mais que deseje ter informação na própria imagem, o Facebook e Instagram não permitem que esta ocupe mais de 20% da imagem. No que diz respeito ao conteúdo procure ser prático e dar informações de forma clara. Não vale a pena tentar passar toda a informação numa só publicação.

Se o evento lhe parece correr bem, com impacto para a marca e possibilidade de voltar a repetir-se, então não vai quer descurar a comunicação pós-evento, fundamental para agradecer e sedimentar a relação que criou com os convidados. São muitas as marcas que param de falar com a comunidade no minuto o que termina o evento, pondo em causa os laços criados e todo o tempo e dinheiro investido.

Experiência Message in a Bottle

Na Message in a Bottle trabalhamos atualmente na comunicação do Festival das Artes, a realizar-se de 13 a 22 de Julho em Coimbra, na Quinta das Lágrimas.

Além da divulgação ao nível das redes sociais, trabalhamos com frequência em eventos e ativações de marca ao nível da assessoria de imprensa e relações públicas, como por exemplo da passada Quinzena Gastronómica do Polvo da Lourinhã e Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro.

 

by Sara Vitorino, Online Marketing Manager na Message in a Bottle