47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (design e multimédia)

Com a publicação do terceiro artigo sobre conteúdos para o digital já vamos a meio da nossa viagem. Hoje vamos falar-te de algumas ferramentas para criação de peças multimédia.

Na primeira parte falámos de inspiração, na segunda sobre como gerir o calendário editorial e nesta terceira parte vamos entrar numa área mais criativa ao nível do design.

No que respeita à produção de conteúdos de marketing, a criação de novos formatos de mensagem e o cuidado com o design são fatores a ter em consideração. Por isso, a terceira parte deste artigo vai incidir sobre algumas das ferramentas que podem encontrar online para vos ajudar a implementar uma estratégia de comunicação mais completa e atrativa.

 

Canva

Se ainda estás a dar os primeiros passos no design, esta aplicação online permite a criação – rápida e intuitiva – de vários formatos já predefinidos (Social Media, Presentation, Blog Graphic, Facebook Cover, etc.), bastando apenas ao utilizador fazer o drag n’drop de outros elementos gráficos ou de texto para completar a sua ilustração. É uma aplicação gratuita mas se quiseres utilizar o banco de imagens, o valor por cada uma – pouco menos de um euro – é bastante atrativo.

 

Pixlr + PicMonkey + BeFunky

São editores de fotografias online muito simples de manusear, perfeitos se não tens experiência nesta área. Integram ferramentas que permitem dar às tuas imagens um aspeto mais profissional através da aplicação de efeitos, e são todas gratuitas, sendo que o PicMonkey dispõe apenas de um Free Trial.

 

Infogr.am + Picktochart

Os infográficos são uma das melhores formas de fazer passar a mensagem, de comunicar e de apresentar informações que, quando expostas num formato visual, são bastante mais simples de interpretar.

Estas plataformas permitem-te utilizar infográficos predefinidos onde só deves inserir os dados que desejas comunicar graficamente.

 

Tagxedo

Estás sem inspiração para a criação de imagens? Esta plataforma pode ser a solução mais imediata. Basta inserires uma série de palavras sobre o tema que estás a escrever, escolher o layout e a palete de cores, e gravar no formato e dimensão que desejares. Experimenta!

 

SlideShare + ISSUU

A melhor forma de apresentares o teu negócio ao mundo pode muito estar numa destas duas ferramentas.

No SlideShare porque é o líder de mercado nas apresentações online, sendo que é bastante potente no que ao SEO diz respeito; e no ISSUU, porque acredito que é o formato digital mais parecido com uma revista, onde podes apresentar, por exemplo, os teus eBooks.

 

WeVideo

É uma das mais completas plataformas para criação de vídeos e oferece várias ferramentas de edição, colaboração e de partilha.

A versão gratuita oferece 1GB de armazenamento, vídeos com resolução de 480p e 22 músicas licenciadas, entre outras funcionalidades.

 

Wideo + PowToon + GoAnimate

Se para um editor de texto experiente pode ser complicado trabalhar no design de imagens, maior será a dificuldade na edição e montagem de filmes, tarefas que podem muito bem ser ultrapassadas através destas três plataformas online, onde podes criar animações sem que possuas qualquer conhecimento técnico avançado.

A curva de aprendizagem pode ser demorada, conforme a exigência de cada utilizador, mas no fim podes poupar dezenas, senão centenas de euros na produção dos teus próprios vídeos promocionais.

 

TwistedWave

Das imagens e do vídeo para o áudio, temos o TwistedWave, ideal para a gravação de podcasts.

Com uma conta gratuita podes editar arquivos em mono até 5 minutos de duração. Mas podes comprar uma assinatura para aumentar este limite.

 

Google Hangouts + GoToMeeting + Skype

Dos podcasts passamos às videoconferências com as aplicações em destaque.

Ambas podem ser bastante úteis para quando pretenderes realizar conferências online com parceiros, clientes ou até equipas de trabalho.

 

E tu? De que forma partilhas com a tua equipa os ficheiros de que necessitam? Partilha connosco nos comentários em baixo.

Por: Valter Leandro, Online Marketing Manager

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