4 táticas para não stressar na gestão de redes sociais

Se és gestor de redes sociais podes, muitas vezes, sentir-te “atrapalhado/a” pela quantidade de tarefas que tens de executar todos os dias. 

Acredito que os atuais gestores de redes sociais são a espinha dorsal do marketing digital, o que exige uma série de habilidades e, principalmente, total versatilidade em várias ferramentas e aplicações que possam ajudar, de alguma forma, a que os seus dias sejam mais produtivos sem entrar em stresses desnecessários.

Sei também que há muito para fazer e planear, e pouco tempo para essa execução, mas a organização e o planeamento são essenciais. Nem sempre vai correr bem, mas a certeza é de que correrá melhor. Comigo resultou!

Neste artigo sugiro quatro táticas que podem ajudar qualquer gestor de redes sociais a ser mais produtivo/a e a enfrentar todas as tarefas diárias que tem pela frente (são muitas não são?!). Não vou ser muito exaustivo porque hoje em dia existem dezenas de ferramentas que ajudam a ultrapassar os constrangimentos de um Social Media Manager, desde plataformas de agendamento de posts automáticos até aplicações que nos ajudam a relaxar dois minutos por dia.

 

1. Planeamento

A palavra-chave é estratégia. E não apenas em ter o conteúdo perfeito. Uma boa estratégia vai ajudar o teu conteúdo a “explodir” e a atingir os segmentos definidos, no fundo, a ter o impacto que desejas e, consequentemente, a deixar os teus clientes muito satisfeitos.
Planeia de uma forma muito cuidada em todos as redes sociais onde os clientes ou marcas que representas têm presença. Executa todas as estratégias delineadas com o máximo de precisão e certifica-te de estar sempre com atenção às métricas. Só desta forma poderás identificar caminhos críticos para um ajustamento mais preciso do que necessita de ser alterado. Não te esqueças de interagir com o público do teu cliente/marca — os níveis de engagement são o indicador mais seguro para saberes de que o que estás a fazer realmente funciona.

 

2. Desenvolve um plano B

Quando falo em planear não me refiro apenas a definir metas e estratégias de conteúdos para os teus clientes. Refiro-me também às pessoas com quem trabalhas diariamente. Uma equipa unida vai certificar-se de que tudo corra bem e que há sempre alguém para dar cobertura a alguma necessidade urgente.
Uma boa equipa de redes sociais vai gerar feedback e ajustar as discrepâncias encontradas na estratégia ao longo de todo o processo. Um por todos e todos por um 🙂

 

3. Chega de testes de 15 e 30 dias. Compra e utiliza as ferramentas

Há um vasto número de plataformas e ferramentas que te podem ajudar a criar e a publicar as tuas mensagens em todas as redes sociais, simultaneamente. Estas tornam ainda mais fácil a análise de todos os dados recolhidos, para que possam ser executados os devidos reajustes.
Plataformas como o Hootsuite, o mLabs, o Buffer ou o Cyfe, entre tantas outras, podem ser uma excelente ajuda na publicação de posts em simultâneo para várias redes sociais. E se não fores muito experiente a interpretar os números recolhidos, garanto-te que algumas destas ferramentas são exemplares nesse aspeto, com dados muito precisos e simples de perceber.

 

4. Faz Off

As redes sociais nunca “dormem”! Não fecham para almoço nem aos fim de semana. Poucos dão importância, ou até nem sequer têm conhecimento, mas a verdade é que os gestores de comunidades sociais estão alertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, de modo a evitarem potenciais crises no Social Media (medo). Isto quer dizer que o trabalho depois de sair do escritório continua… nos smartphones, nos tablets, nos notebooks, ao jantar com a família, junto dos amigos quando está a beber um copo.
Mas para quase tudo há uma solução ou, se quisermos, uma meia-solução. Desliga-te! Mesmo! Lembra-te que uma mente descansada é sempre mais poderosa e por isso é que existem algumas ferramentas como o Buffer ou o IFTTT que, quando bem combinados, irão ajudar-te a “desligar” e reagrupar os pensamentos para o dia seguinte.

E tu? Como planeias as tarefas diárias na gestão de todos os teus clientes nas redes sociais?

Por: Valter Leandro, Online Marketing Manager