12 dicas para usar o Instagram nos seus negócios

O Instagram é, atualmente, uma das redes sociais mais populares, com cada vez mais utilizadores a fazerem o upload das suas fotografias para esta plataforma de conteúdos visuais.

Os conteúdos multimédia são muito importantes nas estratégias de comunicação social atuais, o que faz com que haja necessidade de criar uma conta no Instagram com a finalidade de se encontrarem outras formas de promover cada negócio no Social Media.

Então de que forma se pode usar o Instagram para promover eficazmente um negócio?

Reunimos 12 dicas que podem ser bastante úteis para uma estratégia de Social Media nesta plataforma:

1 – Fazer o upload de conteúdos visualmente atraentes. Parece simples, mas a verdade é que não o é! A qualidade e a relevância são de extrema importância.

2 – Criatividade e pensar fora da caixa. Não há necessidade de fazer o upload de fotos que também podem ser encontradas no website. No Instagram, a espontaneidade é a palavra de ordem.
Deve promover-se um produto/serviço tentando integrar a promoção do negócio num contexto que seja realista para os utilizadores que visitam o perfil.

3 – Apresentar o negócio aos visitantes e utilizadores da plataforma. O Instagram pode funcionar como uma montra do negócio, e não apenas como expositor de produtos ou serviços. Não deve haver o receio de publicar fotos mais antigas com a história da empresa.

4 – Tendo em conta o ponto anterior, a partilha de imagens dos “bastidores” da empresa, ou de momentos divertidos no escritório, como festas de aniversário dos colaboradores, pode ser uma excelente opção e será capaz de impactar a audiência.

5 – Adicionar fotos captadas durante o processo de criatividade ou em reuniões de grupos de trabalho. Esta iniciativa mostra como funciona a empresa, sem qualquer tipo de inibições.

6 – Instagram Takeover: consiste em conceder aos colaboradores a utilização da conta de Instagram da empresa, permitindo que cada um possa gerir a conta durante um dia, uma semana ou um mês.

7 – Promover experiências relacionadas com os produtos ou serviços que o negócio oferece.

8 – Utilizar os vídeos ou as Instagram Stories. Seja uma promoção ou de um vídeo divertido da empresa, todos os formatos vídeo são bem-vindos.

9 – Não ser muito sério! Tentar encontrar um equilíbrio entre o humor e o profissionalismo. Ninguém quer visitar um perfil social estritamente profissional, pelo que um equilíbrio entre a vossa voz pessoal e profissional será o ideal.

10 – Utilizar hashtags que estejam relacionadas com o negócio. As hashtags são muito úteis no Instagram uma vez que permitem expandir a mensagem a outros públicos que não te conhecem. Tentar encontrar as que melhor se adequam ao cada negócio.

11 – Interagir com outros utilizadores na plataforma. Fazer-lhes perguntas relacionadas com o negócio. Nem sempre é possível responder ou interagir com todos, mas despender 5 minutos por dia nesta gestão pode ser o suficiente.

12 – Utilizar conteúdos gerados por outros utilizadores (User Generated Contents). Este tipo de conteúdos é mais do que bem-vindo, especialmente se vier acompanhado de uma hashtag exclusiva que também seja possível promover através do Facebook ou do Twitter.


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