Blog

As últimas novidades sobre o mundo do marketing e comunicação

assessoria de comunicação

Assessoria: dos comunicados de imprensa aos influenciadores digitais

Vivemos uma época de digitalização e tecnologização da sociedade, onde tudo, ou quase tudo, se encontra à distância de um clique. Utilizamos a internet para criar e manter as amizades em dia, fazer compras, ler livros, ler notícias e seguir as últimas novidades, ver filmes e séries, ouvir música, planear férias, passar o tempo… Com…

Ler mais

A imagem como conteúdo

Estabelecer uma relação próxima e privilegiada com a imprensa é um processo rigoroso e delicado, que se constrói com tempo. Por isso, partimos da mais comum forma de enviar informação: um comunicado de imprensa. A questão a levantar não é como escrever um comunicado, mas como escrever um comunicado de imprensa que seja eficaz. Desta…

Ler mais
47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis - curadoria

47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (parte 4/6)

Curadoria de Conteúdos é um conceito muito atual e pode – definitivamente – ajudar na tua estratégia de marketing. Encontrar os melhores temas ou tópicos para começar a delinear um plano de comunicação que interesse aos teus seguidores nos blogues ou nas redes sociais pode, muitas vezes, tornar-se uma dor de cabeça. É por isso…

Ler mais
47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (design e multimédia)

47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (parte 3/6)

Com a publicação do terceiro artigo sobre conteúdos para o digital já vamos a meio da nossa viagem. Hoje vamos falar-te de algumas ferramentas para criação de peças multimédia. Na primeira parte falámos de inspiração, na segunda sobre como gerir o calendário editorial e nesta terceira parte vamos entrar numa área mais criativa ao nível do design.…

Ler mais
47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (gestão editorial)

47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (parte 2/6)

Esta semana publicamos o segundo – de seis – artigos que vão permitir ajudar quem trabalha na área do digital. O segundo capítulo refere-se a Gestão Editorial. A segunda parte sobre a temática “Conteúdos de marketing” (leia a primeira parte aqui) aborda, fundamentalmente, a questão da organização e o modo de como podes agilizar a…

Ler mais
47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (inspiração)

47 ferramentas essenciais para criar conteúdos partilháveis (parte 1/6)

Este é o primeiro artigo – de uma série de seis que – que pretende ajudar todos os profissionais que trabalham na área do digital. Sejam eles Social Media Managers, Copywriters, Marketing Managers, entre outros, convenhamos que escrever é uma arte e, tal como noutras áreas profissionais, nem todos estão vocacionados para executar tal tarefa.…

Ler mais
5 dicas úteis para copywriters

5 dicas úteis para copywriters

Hoje vamos abordar um tema importante para os profissionais de marketing digital, principalmente para quem desempenha funções de copywriting. Vou enumerar algumas dicas úteis para quem começou há pouco tempo a trabalhar da área, ou até mesmo quem já tem mais experiência. A verdade é que neste tipo de profissões o conhecimento nunca é demais.…

Ler mais

O poder do conteúdo

Já ouviste a expressão “Content is King”? Esta é uma das frases mais conhecidas pelos profissionais de marketing digital. Produzir conteúdos relevantes e atrativos para os teus seguidores é uma forma de obter alcance e sucesso. O Facebook distribui os teus conteúdos de acordo com os fatores de relevância do seu algoritmo, sendo que estes…

Ler mais
4 táticas para não stressar na gestão de redes sociais

4 táticas para não stressar na gestão de redes sociais

Se és gestor de redes sociais podes, muitas vezes, sentir-te “atrapalhado/a” pela quantidade de tarefas que tens de executar todos os dias.  Acredito que os atuais gestores de redes sociais são a espinha dorsal do marketing digital, o que exige uma série de habilidades e, principalmente, total versatilidade em várias ferramentas e aplicações que possam…

Ler mais

O design aplicado ao turismo

Arrisca-se a definir o que é ou não é design? É muito comum no mercado, e até mesmo entre os designers, encontrarmos definições desta disciplina que estão relacionadas com aspetos estéticos, que valorizam exclusivamente a aparência. Mas afinal, o que é o design? Antes de associarmos o design ao turismo é importante entender o que…

Ler mais
10 dicas para se destacar no LinkedIn

10 dicas para se destacar no LinkedIn

Um perfil Campeão no LinkedIn é a sua maior chance de mostrar em que competências profissionais é mais experiente. O LinkedIn é a plataforma social perfeita para atrair potenciais empregadores, parceiros, clientes e fornecedores, e tentar convencê-los a entrar em contacto consigo para qualquer tipo de parceria ou negócio. Perceba se está a utilizar algumas …

Ler mais
Ultravioleta é a cor e figo o sabor de 2018

Ultravioleta é a cor e figo o sabor de 2018

O instituto de Cor da Pantone acaba de eleger a Ultravioleta 18-3838 como Cor do Ano 2018. Complexa e contemplativa, a ultravioleta sugere os mistérios do cosmos, o enigma do desconhecido e as descobertas que nos aguardam. Violetas enigmáticos têm também sido símbolo da contracultura, daquilo que não é convencional e do brilhantismo artístico. Ícones…

Ler mais

O que é SEO e o que é que ele envolve

Durante os próximos meses, vamos cobrir alguns dos principais tópicos de SEO e como este pode ajudar a crescer o tráfico para o seu site, aumentando vendas e gerando leads. Em futuros artigos neste blog iremos entrar em maior detalhe O que é o SEO? SEO significa Search Engine Optimization, onde “palavras-chave” são classificadas em…

Ler mais

Há um lugar por ocupar na Message in a Bottle

A Message in a Bottle está a contratar! Estamos à procura de um consultor de comunicação sénior. Procuramos alguém com sangue na guelra e com experiência comprovada em agência de comunicação de, no mínimo, quatro anos. O profissional a contratar irá gerir várias contas da área do Turismo, Entretenimento e Lifestyle e, por isso, é obrigatório…

Ler mais

Iberia voa mais longe

Realizou-se na passada quarta-feira, dia 8 de novembro, a conferência de imprensa da companhia aérea Ibéria no NH Collection Porto para a apresentação do reforço da operação entre as cidades do Porto e Madrid, com mais dois voos semanais a partir de março do próximo ano. As viagens vão ser feitas com aviões A319 com…

Ler mais

Storytelling: as nossas histórias

A importância do storytelling para as marcas está a aumentar cada vez mais. Mas porquê? O storytelling cria uma “ponte emocional” entre o público e marca, é a capacidade de criar uma narrativa emocionante merecedora de atenção. Cada vez mais empresas têm incorporado o storytelling nas suas estratégias de marketing. Esta tendência tende a crescer…

Ler mais
Novidades "saborosas" no Facebook

Novidades “saborosas” no Facebook

O Facebook está a considerar a possibilidade de encomendar comida pela plataforma. Útil não acha? Na verdade, quem já não foi ao Facebook para descobrir onde comer ou que tipo de comida lhe apetece quando o estômago já está a “dar horas”? O que o Facebook pretende é tornar isso mais fácil. Todas as plataformas…

Ler mais
Portugal reforça a sua posição no Turismo

Portugal reforça a sua posição no Turismo

Portugal foi eleito para Presidência do Comité de Turismo da OCDE Na semana passada aconteceu algo muito importante! E sim, são boas notícias. O título é óbvio, mas bons acontecimentos valem a pena repetir: Portugal foi eleito para a Presidência do Comité e Turismo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Sérgio Guerreiro, director de…

Ler mais
Uma mensagem para o Brasil

Uma mensagem para o Brasil

Orgulhamo-nos de todos os nossos projetos, mas recentemente embarcámos numa missão muito especial. O navegador solitário Ricardo Diniz vai ao Brasil num ritual de fé em que, no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, irá levar uma imagem de Nossa Senhora de Fátima até ao país irmão. E a Message in a Bottle vai apoiar o Ricardo nesta…

Ler mais
O meu sonho é ter um restaurante por Miguel Júdice

O meu sonho é ter um restaurante

Se eu tivesse um euro por cada pessoa que já me disse “o meu sonho é ter um restaurante”, seria milionário. Qual a razão desta atractividade do negócio de restauração? O que leva pessoas com carreiras estabelecidas noutros sectores de actividade a investirem em restaurantes, a dar um salto sem rede num negócio que desconhecem?…

Ler mais
Navegador Solitário Ricardo Diniz

A sorte de ser de Portugal

Os Portugueses, felizmente e finalmente, começam a perceber o quão ridículo é tratarmos pessoas por títulos como Doutor ou Engenheiro. Então e os carpinteiros e os pintores, os pasteleiros e os pescadores? Perdemos demasiado tempo e fluidez com estas coisas. Há que focar no essencial e sermos mais práticos. Além de boa saúde e ter…

Ler mais
Como as ovelhas mudaram o turismo das Ilhas Faroe

Como as ovelhas mudaram o turismo das Ilhas Faroé

Poucos ouviram falar das Ilhas Faroé, um território dependente da Dinamarca, localizado entre a Escócia e a Islândia. As Faroé são formadas por 18 ilhas e conta com um total de 47 mil habitantes. Em 2012 a organização de turismo daquele território, a Visit Faroe Islands, investiu cerca de 290 mil euros para duplicar o…

Ler mais
Especialistas em Turismo

Especialistas em Turismo

Durante cerca de 17 anos trabalhei como jornalista, a grande maioria deles especializado na área do Turismo. Ao longo deste tempo, especialmente dos anos em que fui director da Publituris, sempre me afligiu a falta de conhecimento do sector por parte das agências de comunicação. Havia uma falta de especialização, com a grande maioria dos…

Ler mais
12 dicas para usar o Instagram nos seus negócios

12 dicas para usar o Instagram nos negócios

O Instagram é, atualmente, uma das redes sociais mais populares, com cada vez mais utilizadores a fazerem o upload das suas fotografias para esta plataforma de conteúdos visuais. Os conteúdos multimédia são muito importantes nas estratégias de comunicação social atuais, o que faz com que haja necessidade de criar uma conta no Instagram com a finalidade de…

Ler mais